PREVENÇÃO

PREVENÇÃO - INTRODUÇÃO GERAL

PREVENÇÃOPREVENÇÃO

Níveis de Prevenção

São métodos com técnicas apropriadas para prevenir patologias bucais.Quando se previne, o custo é menor e o tempo gasto pelo profissional também. Então prevenir não é só evitar que aconteça o problema e sim quando acontecer, minimizar o problema.

Os níveis de prevenção são cinco:


1º Nível: Promoção de Saúde

- Atuação antes que ocorra a doença.

- Uso de métodos e técnicas para evitar que ocorra a doença.

- Noções de higiene básica(cuidados básicos de saúde), de alimentação, para promover a saúde, para que o indivíduo tenha uma boa resistência orgânica, aprendendo a se manter sadio um maior tempo possível.

- Faz-se a educação, orientação, fazendo com que o paciente tenha uma boa relação com o meio ambiente, bem como saiba como o processo se desenvolve.


2º Nível: Proteção específica

- Os métodos e ações são direcionados para determinados agravos. Ex: escovação, vacinas, etc...

- A educação também é feita nesse nível.


3º Nível:Diagnóstico precoce e pronto tratamento

- É uma maneira de se evitar um agravo, uma complicação. Ex: manchas brancas em cárie dentária, lesões de câncer cévico-uterino, câncer de mama.


4º Nível:Limitação do dano, agravo ou processo

- Conjunto de métodos e técnicas usadas para que não ocorra uma consequência muito maior.


5º Nível:Recuperação/Reabilitação

- Requer medidas de maior complexidade.

- O conjunto de medidas é muito mais caro.

*Tanto a nível individual como governamental, quanto mais cedo atuar, menos gastos e menos sequelas para os pacientes.

O ideal é, em termos de saúde, trabalhar sempre nos 2 ou 3 primeiros níveis de prevenção, pois tudo o que for feito daqui em diante, vai lesar muito mais o paciente, sua capacidade de trabalho, ou seja, ele vai investir muito mais em sua recuperação, bem como o Estado.


Conceitos Básicos

PREVENÇÃO


Placa bacteriana - É uma fina camada invisível onde são encontradas inúmeras colônias de bactérias e restos alimentares tudo isto aderido aos dentes. As bactérias , em processo de decomposição dos alimentos, produzem um ácido, e este ácido corrói o esmalte e a dentina dos dentes até atingir a polpa dentária provocando fortes dores. Para evitar todo este processo de formação de placa bacteriana, basta uma simples escovação correta, o uso de fio ou fita denta. Sabendo que a placa bacteriana leva 24 horas para se formar, com o costume de escovar os dentes após toda e qualquer refeição, eliminamos quase todos os problemas de cárie e problemas gengivais. É uma doença causada por bactérias que se proliferam na placa bacteriana.

Cárie - é uma doença infecto-contagiosa tendo em vista que pode ser transmitida pelo beijo, pelo ato de se assoprar um alimento para uma criança comer, usar o copo ou talher de alguém, devido contaminação por bactérias de uma pessoa para outra .

Obs.. a criança com dentes de leite cariados sentem as mesmas dores de um adulto com dente estragado

Tártaro (Cálculo) - doença causada pelo acúmulo de placa bacteriana na região entre os dentes e as gengivas, provocando inflamações, edemas, sangramentos e dores. As gengivas ficam com uma cor avermelhada, sangram ao escovar os dentes ou com uso de fio dental. Sem se cuidar de eliminar a placa bacteriana, esta poderá se mineralizar formando o tártaro . A união do tártaro e a placa bacteriana descolam a gengivas, e destroem as fibras periodontais. Em quadro mais grave, há comprometimento da estrutura óssea que sustenta os dentes, tornando-os bambos e consequentemente, provocando uma futura perda dos dentes.

Periodontite - causa inflamação, destruição óssea, presença de pus e mau hálito.

INÍCIO