DENTES

DENTES


 DENTE

 

 

  O dente é formado por quatro camadas diferentes.

1. O esmalte é a camada externa, esbranquiçada e dura.

2. A dentina é a camada abaixo do esmalte, sendo menos dura do que ele.

3. A polpa é a parte mais interna do dente, onde ficam os vasos sanguíneos e os nervos.

4. O cemento é a região que forma a raiz e que vai estar ligada ao osso através das fibras periodontais.

  O ser humano possui duas dentições, a decídua (dentes de leite) e a permanente. A dentição decídua é formada por 20 dentes, sendo 10 superiores e 10 inferiores. Os dentes permanentes são em número de 32, sendo 16 superiores e 16 inferiores.



 DENTIÇÃO DECÍDUA (DENTES DE LEITE)


DENTIÇÃO DECÍDUA

 

  A dentição decídua possui 3 grupos de dentes, os incisivos, os caninos e os molares. Inicia-se, geralmente, próximo aos 6 meses de idade e completa-se em torno de 2 anos.



 DECÍDUOS - FASES DE ERUPÇÃO



  Ela é composta por 20 dentes, sendo 10 superiores e 10 inferiores. Esta dentição é importante porque vai servir de guia para a erupção dos dentes permanentes e vai manter o espaço até eles nascerem.



DECÍDUOS E PERMANENTES


 

  A perda precoce dos decíduos causa uma série de problemas.



 DENTIÇÃO PERMANENTE


 

 DENTIÇÃO PERMANENTE



  A dentição permanente possui 4 grupos de dentes, os incisivos, os caninos, os pré-molares e os molares. Cada hemiarcada possui 2 pré-molares (ausentes na dentição decídua) e 3 molares (são 2 na decídua). Os molares permanentes, portanto, não têm antecessores decíduos. Inicia-se aos 6 anos, quando erupciona o primeiro molar, atrás dos molares de leite. Deve-se dar uma atenção especial a este dente, pois os pais o confundem com um decíduo e não dão importância a ele, porém é um dos dentes mais importantes da boca. A dentição permanente completa-se em torno dos 13 anos, exceto os terceiros molares (siso) que erupcionam entre 17 e 30 anos. Esta dentição é composta por 32 dentes, sendo 16 superiores e 16 inferiores.


 

→ ANATOMIA

  Cada dente tem uma forma relacionada com sua função na arcada. São todos diferentes, mas agrupados em função de algumas semelhanças na forma e na função. Os dentes de mesmo nome em lados opostos da mesma arcada são chamados homólogos, e os do mesmo lado em arcadas opostas são chamados antagonistas.



→ FUNÇÕES

  Incisivos: Com forma de lâmina, cumprem a função de apreender e cortar os alimentos.

  Caninos: Possuem uma ponta, chamada cúspide, que perfura, rasga e retalha o alimento.

  Pré-Molares: Possuem duas cúspides, o que permite esmagar e rasgar os alimentos.

  Molares: Possuem 4 a 5 cúspides e umamesa oclusalampla, própriapara triturar os. alimentos.




VOLTAR